Informações

Privacidade e Segurança

Expandir todos
  • Informação aos tomadores de seguros, condutores habituais, pessoas seguras e terceiros

  • Prazos de conservação de informação

  • Política de privacidade

     

    1. Introdução



    Estamos empenhados em garantir a confidencialidade, proteção e segurança dos seus dados pessoais1 .

    Esta Política de Privacidade ("Política") foi desenvolvida com o objetivo de lhe dar a conhecer os princípios e obrigações com que nos comprometemos em matéria de proteção de dados.


    2. Quem é o responsável pelo tratamento de dados pessoais?



    O Responsável pelo tratamento dos seus dados é a Seguradoras Unidas S.A. Companhia de Seguros registada junto da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões com sede na Avenida da Liberdade 242 em Lisboa.

    Enquanto responsáveis promovemos a confidencialidade e privacidade dos seus dados pessoais, assegurando a sua proteção e uso adequado de acordo com os termos definidos nesta Política.


    3. Como recolhemos e tratamos os seus dados pessoais?



    Os dados pessoais que recolhemos são:

    a) Os necessários para a finalidade de tratamento2 em causa;

    b) Processados de forma transparente e no estrito respeito pela reserva da vida privada, bem como pelos direitos, liberdades e garantias fundamentais dos titulares dos dados;

    c) Tratados de forma lícita, leal e transparente, para finalidades determinadas e explicitas;

    d) tratados de forma adequada e limitados ao que é estritamente necessário para prosseguir as finalidades de tratamento em causa.

    E em nenhuma circunstância posteriormente tratados, para finalidades incompatíveis com as que determinaram a sua recolha.


    4. Porque razão tratamos os seus dados?



    Tratamos diferentes tipos de dados em função do seu relacionamento connosco, nomeadamente:

    a) Dados de Clientes: gestão de clientes (gestão administrativa, execução dos contratos de seguro, gestão de apólices, realização de estudos para desenvolvimento de novos produtos e serviços adaptados às preferências e características dos clientes e realização de ações de marketing, faturação, pagamento de prémios, entre outros) e prospects (realização de simulações);

    b) Dados de Utilizadores de Sites/Plataformas: registo nos websites/[plataformas digitais] das marcas do responsável e gestão das funcionalidades dos mesmos;

    c) Dados de Parceiros e Fornecedores: gestão da relação contratual, faturação e cobranças, gestão da rede de prestadores (designadamente, hospitais, clínicas e oficinas);

    d) Dados de sujeitos singulares que entrem em contacto connosco, quer seja no âmbito de relação comercial, apresentação de reclamação, participação de sinistro, entre outros, na medida do necessário à gestão desse contacto.


    Poderemos fazer estes tratamentos, nomeadamente:

    a) Porque nos deu o seu consentimento3;

    Nestas situações poderá retirar o seu consentimento4 a qualquer momento, e com a mesma facilidade com que o deu.

    b) Porque o tratamento é necessário para a execução de contrato em que seja parte, ou diligências pré-contratuais a seu pedido;

    c) Porque existe uma obrigação legal nesse sentido;

    d) Quando existam interesses legítimos não conflituantes com os seus. Só trataremos categorias especiais de dados5 quando tal seja necessário ao abrigo da sua relação connosco.

    Em qualquer circunstância, apenas faremos tratamento destas categorias especiais de dados com base em um dos seguintes fundamentos:

    a) Porque nos deu o seu consentimento;

    b) Quando for necessário para o cumprimento de obrigações/exercício de direitos em matéria de legislação laboral, segurança ou proteção social;

    c) Quando os dados se tenham manifestamente tornado públicos pelo seu titular;

    d) Se o tratamento for necessário à declaração, ao exercício ou à defesa de um direito num processo judicial;

    e) Se o tratamento for necessário por motivos de interesse público importante;

    f) Se o tratamento for necessário para efeitos de medicina preventiva ou do trabalho ou para a avaliação da capacidade de trabalho do empregado.


    5. Durante quanto tempo conservamos os seus dados?



    Conservamos os seus dados pessoais, apenas pelo período estritamente necessário à prossecução das finalidades que motivaram a sua recolha.

    Para mais informações sobre o tema, consulte em https://www.logo.pt/privacidade.


    6. Quais são os seus direitos?



    Tem o direito de solicitar o acesso aos dados pessoais que lhe digam respeito, bem como a sua retificação ou o seu apagamento, e a limitação do tratamento ou de se opor ao tratamento, bem assim como o direito à portabilidade dos dados.

    • ACESSO: Tem o direito de aceder aos dados pessoais tratados, e conhecer as condições em que o tratamento é efetuado, podendo solicitar o acesso aos mesmos ou a obtenção de uma cópia dos dados pessoais;

    • RECTIFICAÇÃO: Tem o direito de exigir a retificação dos dados pessoais que lhe digam respeito e que não se encontrem corretos. Tendo em conta as finalidades do tratamento, caso aqueles dados se encontrem incompletos, poderá igualmente a exigir que sejam

    • APAGAMENTO: Em determinadas circunstâncias6, tem o direito de exigir que o Responsável pelo tratamento proceda ao apagamento dos seus dados pessoais;

    • LIMITAÇÃO DE TRATAMENTO: Tem o direito à limitação do tratamento dos seus dados pessoais quando

    - Conteste a exatidão dos dados pessoais (durante o período que permita ao Responsável pelo tratamento verificar a sua exatidão);

    - O tratamento for ilícito e o titular se opuser ao apagamento dos dados;

    - Os dados já não forem necessários para as finalidades de tratamento, mas sejam requeridos pelo titular, para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicial;

    - Se tiver oposto ao tratamento no exercício do direto de oposição (até se verificar se os interesses legítimos do Responsável pelo tratamento prevalecem ou não sobre este direito)

    Sempre que tal situação ocorra, os dados pessoais só podem ser objeto de tratamento (exceto conservação) com o consentimento do titular ou para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicial, defesa de direitos de outra pessoa (singular ou coletiva), ou por motivos ponderosos de interesse público. Será informado antes de ser anulada a limitação do tratamento.


    7. Em que circunstâncias tomamos decisões automatizadas?



    No âmbito do processo de celebração e gestão do contrato de seguro, poderemos recorrer a soluções de tomada de decisão por meios automatizados, incluindo a definição de perfis, com recurso a informações respeitantes ao tomador, segurado ou pessoa segura, para efeitos de acompanhamento da carteira de seguros, tratamento de dados de sinistralidade, prevenção do risco de fraude ou a execução da relação contratual.

    Estes processos são necessários para podermos garantir níveis adequados de eficiência na prestação dos serviços relacionados com a celebração e execução do contrato de seguro. Sempre que esteja em causa a aplicação de algum destes processos, o titular tem o direito de (i) obter intervenção humana por parte do Responsável pelo tratamento, (ii) manifestar o seu ponto de vista e (iii) contestar a decisão. Para este efeito, poderá contatar-nos através dos contactos indicados no ponto 11.


    8. A quem comunicamos os seus dados e porque motivo?



    Podemos comunicar seus dados pessoais a outras entidades, tais como:

    (i) Entidades subcontratantes, para o tratamento de dados sob instruções e em nome do Responsável (incluindo mediação, execução de atividades no âmbito do contrato seguro, desenvolvimento de ações comerciais e de marketing, empresas de desenvolvimento de software, de serviços de manutenção de equipamentos, de serviços de formação profissional, de serviços de contabilidade e de consultoria, de serviços financeiros, e de serviços de segurança). Nesses casos, o Responsável assegura que tais entidades subcontratantes oferecem garantias suficientes de execução de medidas técnicas e organizativas adequadas de forma que o tratamento satisfaça os requisitos legais e regulamentares em vigor e assegure a proteção dos direitos dos titulares dos dados.

    (ii) Entidades terceiras;

    a) Quando a comunicação dos dados seja necessária para o cumprimento de obrigações legais ou de ordens judiciais,

    b) Para a satisfação de solicitações de autoridades públicas ou governamentais (tais como a Autoridade Tributária, a Autoridade para as Condições do Trabalho, a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, a Segurança Social, a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, Fundos de Compensação, (entre outros);

    c) Resseguradores no âmbito de tratados ou contratos de resseguro ou outras seguradoras, quando os contratos funcionem em regime de cosseguro;

    d) Outras entidades que prossigam interesses públicos relevantes como seja a APS – Associação Portuguesa de Seguradores.

    Em qualquer das situações acima mencionadas, tomaremos as medidas adequadas para garantir a proteção efetiva dos seus dados pessoais.


    9. Como protegemos os seus dados?



    A segurança dos seus dados é muito importante para nós, por isso, utilizamos os meios técnicos e organizativos adequados tendo em conta a natureza dos dados tratados, de modo a proteger os seus dados pessoais e prevenir o acesso não autorizado, divulgação, perda ou destruição dos mesmos.

    Alguns exemplos destas medidas, incluem:

    a) A pseudonimização e a cifragem dos dados pessoais, quando possível;

    b) A capacidade de assegurar a confidencialidade, integridade, disponibilidade e resiliência permanentes dos sistemas e dos serviços de tratamento;

    c) A capacidade de restabelecer a disponibilidade e o acesso aos dados pessoais de forma atempada no caso de um incidente físico ou técnico;

    d) Um processo para testar, apreciar e avaliar regularmente a eficácia das medidas técnicas e organizativas para garantir a segurança do tratamento.

    Os nossos colaboradores que, no exercício das suas funções, efetuem tratamento de dados pessoais, encontram-se obrigados a sigilo profissional, inclusive após o termo das suas funções, e a vinculados a observar o disposto na presente Política, bem como na legislação aplicável em matéria de proteção de dados pessoais.


    10. Alterações à política de Privacidade



    Podemos realizar alterações a esta Política a qualquer momento e sem aviso prévio. As alterações serão eficazes após publicação no nosso site.


    11. Como obter mais esclarecimentos no âmbito da proteção de dados?



    Caso tenha alguma questão relacionada com esta Política ou com a forma como tratamos os seus dados, poderá contactar o Responsável através do e-mail:

    cliente@logo.pt,

    ou do número de telefone: 707 999 200,

    ou do Encarregado de Proteção de Dados dos seguintes contactos:

    Seguradoras Unidas/Encarregado de Proteção de Dados

    Endereço de e-mail: epdados@seguradorasunidas.pt

    Morada: Av. Liberdade, 242 1250-149 Lisboa

    Tem ainda o direito de reclamar junto Comissão Nacional de Proteção de Dados

    (www.cnpd.pt).


    1   Informação relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável; é considerada identificável uma pessoa singular que possa ser identificada, direta ou indiretamente, em especial por referência a um identificador, como por exemplo um nome, um número de identificação, dados de localização, identificadores por via eletrónica ou um ou mais elementos específicos da identidade física, fisiológica, genética, mental, económica, cultural ou social dessa pessoa singular.


    2   Uma operação ou um conjunto de operações efetuadas sobre dados pessoais ou sobre conjuntos de dados pessoais, por meios automatizados ou não automatizados, tais como a recolha, o registo, a organização, a estruturação, a conservação, a adaptação ou alteração, a recuperação, a consulta, a utilização, a divulgação por transmissão, difusão ou qualquer outra forma de disponibilização, a comparação ou interconexão, a limitação, o apagamento ou a destruição de dados.


    3   Manifestação de vontade, livre, específica, informada e explícita, pela qual o titular dos dados (ou o seu representante legal) aceita, mediante declaração ou ato positivo inequívoco, que os dados pessoais que lhe dizem respeito sejam objeto de tratamento.


    4   A retirada do consentimento não compromete a licitude do tratamento efetuado, mas condiciona o serviço futuro, podendo originar a resolução do contrato à data da sua renovação por impossibilidade de o prestar.


    5   Consideram-se categorias especiais de dados pessoais, os que revelem a origem racial ou étnica, as opiniões políticas, convicções religiosas ou filosóficas, a filiação sindical, os dados genéticos, biométricos, saúde, vida sexual ou orientação sexual de uma pessoa.


    6   ¿ Os dados deixaram de ser necessários para a finalidade que motivou a sua recolha;
    ¿ Tiver retirado o consentimento em que se baseia o tratamento e não existir outro fundamento jurídico;
    ¿ Se tenha oposto ao tratamento e não existirem interesses legítimos que prevaleçam;
    ¿ Os dados pessoais tenham sido tratados de forma ilícita;
    ¿ Esse apagamento resulte do cumprimento de uma obrigação jurídica a que o Responsável está sujeito;


     

  • Política de Cookies

    Enquadramento

    A Política de Cookies e outras tecnologias de rastreio regula o tratamento de dados, incluindo de dados pessoais, dos utilizadores ("Utilizador" ou "Utilizadores"), recolhidos no âmbito da utilização dos websites e aplicações da LOGO através de Cookies, pela Seguradoras Unidas S.A., enquanto entidade responsável pelo tratamento.

    A presente Política de Cookies e outras tecnologias de rastreio deve ser lida em conjugação com a Política de Privacidade.


    O que é um Cookie?

    Tal como a maioria dos websites e aplicações, para que possam funcionar corretamente, instalamos pontualmente no seu computador ou dispositivo móvel pequenos ficheiros denominados Cookies ou testemunhos de conexão.

    Os websites e aplicações da Seguradoras Unidas, utilizam Cookies e outras tecnologias de rastreio semelhantes para o distinguir de outros utilizadores aquando do uso dos mesmos. Estas tecnologias ajudam-nos a proporcionar-lhe uma melhor experiência sempre que navegue nos nossos websites ou aplicações, permitindo melhorar o próprio website ou aplicação e proporcionar ao Utilizador conteúdos, ofertas, campanhas, promoções ou informação direcionados e personalizados.

    Cookies são pequenos ficheiros de informação que são armazenados no seu computador ou dispositivo móvel através do navegador (browser). Estes ficheiros permitem que durante um certo período de tempo o website ou a aplicação se «lembre» das suas ações e preferências, nomeadamente do nome de utilizador, da língua escolhida, do tamanho dos carateres e de outras definições de visualização. É por isso que quando percorre as páginas de um website ou aplicação ou regressa a um website ou aplicação que já visitou não tem, em princípio, de voltar a indicar as suas preferências.


    Para que servem os Cookies?

    O Cookie identifica o seu programa de navegação no servidor, possibilitando o armazenamento de informação no seu dispositivo. Esta tecnologia serve para finalidades diversas, como ajudar a determinar a utilidade, interesse e o número de utilizações dos nossos websites ou aplicações, permitindo ao utilizador uma navegação mais rápida e eficiente, eliminando a necessidade de introduzir repetidamente as mesmas informações.

    A maioria dos programas de navegação está definida para aceitar Cookies, embora seja possível configurar o navegador para recusar todos os Cookies, ou para indicar quando um Cookie está a ser enviado. Quando navega no website ou aplicação e o Cookie é aceite, numa próxima visita ao website ou aplicação o nosso servidor de Internet vai reconhecer o seu computador ou dispositivo móvel. Desta forma, quando percorre as páginas de um website ou aplicação ou regressa a um website ou aplicação que já visitou, e relação ao qual deu o consentimento para utilização de Cookies, não tem, em princípio, de voltar a indicar as suas preferências ou a inserir dados que já tinha fornecido anteriormente.


    Que tipo de Cookies existem?

    Considerando o período de vida útil dos Cookies, estes podem ser:

    1. Permanentes - são Cookies que ficam armazenados, mesmo após fechar o browser, nos seus equipamentos de acesso (PC, mobile e tablet) e que são utilizados sempre que faz uma nova visita a um dos nossos websites ou aplicações. São utilizados, geralmente, para direcionar a navegação aos interesses do utilizador, permitindo-nos prestar um serviço mais personalizado.
    2. De Sessão - são Cookies temporários que permanecem no arquivo de Cookies do seu browser até sair do website ou aplicação. A informação obtida por estes Cookies serve para analisar padrões de tráfego na web, permitindo-nos identificar problemas e fornecer uma melhor experiência de navegação.

    Considerando, por sua vez, o domínio a que pertencem, os Cookies podem ser:

    1. Próprios – são Cookies enviados para o equipamento terminal do utilizador a partir de um equipamento ou domínio gerido pela Seguradoras Unidas e a partir do qual se presta o serviço solicitado pelo utilizador
    2. De terceiros – são Cookies enviados para o equipamento terminal do utilizador a partir de um equipamento ou domínio que não é gerido pela Seguradoras Unidas, mas sim por outra entidade que trata os dados recolhidos através dos Cookies.



    Links para outros sites

    As nossas Plataformas contêm links para ou referências a outros sites. Tenha em consideração que não controlamos os Cookies/tecnologias de rastreio de outros sites, não se lhes aplicando a presente Política de Cookies.


    Cookies – Como e para que finalidade usamos?

    Os Cookies de seguida identificados são necessários para prestar o serviço que o utilizador solicita ou para medir a audiência da web pela Seguradoras Unidas:
     

     

    Tipo de Cookie Finalidade Prazo de conservação Dados pessoais recolhidos

    Cookies estritamente necessários:

    1. JSESSIONID

    2. SERVERID

    3. Google Tag Manager

    4. osVisit

    5. osVisitor

    6. DEVICE_TYPE

    7. ASP.NET_SessionId

    8. pageLoadedFromBrowserCache

    9. LG_COOKIE_CONSENT

    10. CST_COOKIE_CONSENT

     


    Sites Autenticados:

     

    11. fileDownload

    12. trqsso_cli_PR

    13. trqsso_cli_auth_PR

    14. LFR_SESSION_STATE_XXXX

    15. businessExpanded

    Permitem que navegue no nosso website e utilize as suas aplicações e funcionalidades, bem como para aceder a áreas seguras dos websites ou aplicações. Sem estes Cookies, os serviços que pretende utilizar não podem ser prestados.

     

    1. Sessão

    2. Sessão

    4. Sessão

    5. Sessão

    6. Sessão

    7. Sessão

    8. Sessão

    9. 365 dias

    10. 365 dias

    11. Sessão

    12. Sessão

    13. Sessão

    14. Sessão

    15. Sessão

     

    1. Não

    2. Não

    3. Não

    4. Não

    5. Não

    6. Não

    7. Não

    8. Não

    9. Não

    10. Não

    11. Não

    12. Não

    13. Não

    14. Não

    15. Não

    Cookies analíticos, como:

    1. Google Analytics

     

    São utilizados de forma anónima para efeitos de criação e análise de estatísticas relacionadas com a utilização dos websites ou aplicações, no sentido de melhorar o funcionamento dos mesmos.

     

    1. Não

     


    A Seguradoras Unidas utiliza ainda outros Cookies, mediante o seu consentimento recolhido quando acede ao website ou aplicação. Tais Cookies são:
     

    Tipo de Cookie Finalidade Prazo de conservação Dados pessoais recolhidos

    Cookies analíticos, como:

    1. Hotjar

    Guardam as preferências do utilizador relativamente à utilização do website, para que não seja necessário voltar a configurá-lo cada vez que o visita.

    Cookies de publicidade, como:

    1. Fr (Facebook)

    2. IDE (DoubleClick)

     

    Efetuam o registo de informações sobre a sua atividade em termos de navegação e compras, de forma a apresentar as ofertas, campanhas e promoções mais relevantes para si e que melhor refletem os seus interesses. Direcionam a publicidade em função dos interesses de cada utilizador, sendo que, além disso, limitam a quantidade de vezes que vê o anúncio, ajudando a medir a eficácia da publicidade.



    Como pode gerir os Cookies?

    Através da alteração das definições do seu computador ou dispositivo móvel, o utilizador dos websites ou aplicações pode ativar ou desativar a aceitação de Cookies.

    Todos os browsers permitem ao respetivo utilizador aceitar, recusar ou apagar Cookies, nomeadamente através da seleção das definições apropriadas no respetivo navegador. O utilizador pode, assim, configurar o seu browser para informar sempre que um Cookie é recebido ou mesmo desativar a sua aceitação, no entanto a Seguradoras Unidas alerta desde já que isso poderá afetar, parcialmente, a utilização de alguns dos nossos serviços, não tendo uma navegação, no nosso website, melhorada e personalizada.

    Se a configuração de privacidade do seu browser estiver definida como "Alta", não conseguirá aceder a alguns dos nossos serviços e poderá ser impedido de utilizar em pleno todas as funcionalidades dos nossos websites ou aplicações. Para solucionar esta questão, adicione os nossos endereços de Internet à lista de websites permitidos nas configurações de privacidade do seu browser.

    Se estiver a aceder aos nossos websites através de um computador empresarial e não conseguir aceder, o problema poderá estar nas configurações de segurança corporativa do computador. Recomendamos que entre em contacto com o administrador do sistema.


    Como pode alterar os Cookies?

    Caso pretenda, pode alterar aqui os valores dos Cookies.


    Outras tecnologias de rastreio - Sinalizadores da Web (web beacons)

    A Seguradoras Unidas utiliza uma tecnologia de software designada por sinalizadores da web (também conhecidos por web bugs, clear gifs ou pixels) para prestar apoio na compreensão de quais são os conteúdos eficazes, por exemplo, mediante a contagem dos utilizadores que visitaram aquelas páginas. Os sinalizadores da web consistem em pequenos gráficos com um identificador único, cuja função é semelhante aos Cookies, e que são utilizados para que possa saber sempre que determinado conteúdo é visualizado. Ao contrário dos Cookies, que são armazenados no computador do utilizador, os sinalizadores da web estão invisivelmente embutidos nas páginas da web. A Seguradoras Unidas pode assim correlacionar os dados recolhidos pelos sinalizadores da web com outros dados seus que a Seguradoras Unidas tenha recolhido.


    Direitos dos utilizadores

    Para saber como exercer os seus direitos em sede de proteção de dados pessoais, assim como para obter mais informações sobre os termos do tratamento de dados pela Seguradoras Unidas, o utilizador deverá consultar a nossa Política de Privacidade. Caso necessite algum esclarecimento, pode ainda contactar o Encarregado de Proteção de Dados, através do email epdados@seguradorasunidas.pt.


    Identidade:
     

    A marca LOGO foi lançada em janeiro de 2008.
    A LOGO é detida pela Seguradoras Unidas, S.A., com sede social na Av. Liberdade, 242, 1250-149 Lisboa, Pessoa Coletiva (NIPC) 500 940 231, matriculada sob o mesmo número na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, e Capital Social de 182 000 000€ (realizado 84 000 000€). Exerce a atividade seguradora em Portugal, sob a supervisão da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, com o código de registo número 1197.

    Tel.: 213 306 605
    E-mail: geral@logo.pt