Para evitares um furto ou roubo da tua moto segue as nossas 5 dicas.
Moto
5 formas de evitar o furto ou roubo da tua moto
Há quem poupe, durante muito tempo, para conseguir comprar a moto com que sempre sonhou. Se este é o teu caso, então, a tua moto deve ser a “menina dos teus olhos”. Evita desgostos e faz tudo o que está ao teu alcance para evitar um furto ou roubo.
As motos são leves e portáteis – portanto, fáceis de roubar.
Ficaste receoso, só de pensar nisso? Não vale a pena. Para evitares um desgosto e grandes prejuízos, segue as nossas 5 dicas.
5 formas de evitar o roubo da moto:
Mantém a moto debaixo de olho. As motos sem vigilância são as mais apetecíveis. Em qualquer paragem, mesmo que para um café muito rápido, deixa a moto estacionada num local que consigas ver. Claro que, se vais estar fora por um período mais longo, o melhor é optares por deixá-la na garagem, ou num parque de estacionamento vigiado.
Não estaciones em zonas pouco iluminadas. Não tentes esconder a tua moto dos ladrões: isso só lhes facilita o trabalho. Se tens mesmo de deixar a moto na rua por falta de garagem, escolhe zonas bem iluminadas. E, de preferência, escolhe locais de difícil acesso a automóveis: a maior parte das motos roubadas é levada em carrinhas.
Para evitares o roubo da moto, deixa-a bem perto de outras. A ocasião faz o ladrão, costuma dizer-se. Se a tua moto estiver no meio de outras, o mais provável é o ladrão procurar outro alvo. E, se todas estiverem bastante juntas, o ladrão terá o seu objetivo dificultado por falta de espaço, uma vez que não vai querer chamar a atenção, deitando as outras ao chão.
Combina diferentes tipos de sistemas antirroubo. Isso mesmo: dificulta a tarefa ao ladrão. Procura sempre um ponto de fixação bem sólido e usa um cadeado robusto. Existem sistemas de bloqueio de disco, que são fáceis de transportar e imobilizam uma roda da moto, dificultando o roubo. São ideais, também, os sistemas de bloqueio do acelerador e do travão da frente e alguns têm alarme incorporado. A opção de incluir um sistema de localização por GPS faz mais sentido no caso de motos mais valiosas, uma vez que é caro. E, mesmo que guardes a tua moto na garagem do prédio, não deixes de a equipar com um sistema antirroubo.
Fica alerta quanto a potenciais compradores que aparecem sozinhos. Se puseste a tua moto à venda, tem cuidado. Se fores contactado por um indivíduo que venha sozinho (geralmente bem-falante e com boa aparência) mostrando ser conhecedor, não facilites. Este tipo de ladrão marca, frequentemente, encontro numa bomba de gasolina, ou num parque de estacionamento público. Costuma optar por locais vedados, apenas com uma entrada/saída. Não aceites que ele teste a tua moto, sem que deixe pelo menos um documento de identificação contigo. Caso recuse, tens mesmo de levar a tua desconfiança a sério, ou pode ser a última vez que vês a tua moto.
Lembra-te de que só podes tentar evitar o roubo da moto – nunca terás garantias absolutas. Assim, trata já online, e apenas em alguns cliques, do teu Seguro LOGO Moto. Nada como ter a “menina dos teus olhos” bem segura, além de outras questões indispensáveis que vais, certamente, querer assegurar. E desfruta!
Para evitares um furto ou roubo da tua moto segue as nossas 5 dicas.
Não te precipites, nem te deixes levar pelo impulso na hora de comprar uma moto usada
Moto
5 perguntas a fazer antes de comprares uma moto usada
Se estás a pensar em comprar uma moto usada, sabes que não faltam sítios onde procurar. Desde a Internet, em sites próprios ou generalistas, às redes sociais e às próprias marcas, multiplicam-se as opções. No entanto, não te precipites, nem te deixes levar pelo impulso!
É claro que a compra de uma moto pode ter um lado emocional. E também é essencial que te sintas confortável com o modelo, o estilo e o modo de condução que a moto te dará. Mas comprar uma moto usada requer muitos cuidados semelhantes aos que devemos ter, na escolha de um carro usado.
Além disso, esta pode ser uma companhia agradável por muitos anos: para isso, não deixes de fazer estas 5 perguntas:
Parece uma moto usada boa de mais para ser verdade? Desconfia das pechinchas. Geralmente, os vendedores particulares conseguem baixar mais o preço, ao passo que o representante oficial de uma marca te dá mais garantia e segurança. A não ser que conheças alguém interessado em vender, claro. Seja de quem for, deves ficar com informação sobre a manutenção feita e a existência, ou não, de acidentes, roubos e necessidade de substituição de peças.
Qual o uso que queres dar à moto? Limita o leque de escolhas. Existe uma longa lista de gamas e modelos de motos, mas, seguramente, só um ou dois fazem sentido para ti. Pondera bem as características importantes a ter em conta e define o tipo ideal de moto usada a procurar, para seres mais objetivo na seleção.
Quilómetros "à martelada"? Nem tudo se resume ao número de quilómetros. Tal como nos carros, estes podem até ser falsificados. O importante é perceber se a moto usada que estás a pensar comprar foi bem cuidada. Para isso, o ideal é levares a moto a um mecânico de confiança, que faça uma boa revisão. Ele pode aconselhar-te sobre o estado dos pneus, travões, filtros, etc.
A moto usada tem os documentos em dia? Estes são essenciais para poderes circular e, no caso de se tratar de um vendedor particular, são uma boa forma de perceberes se o proprietário é cuidadoso. Em Portugal, é necessário ter o Documento Único Automóvel (DUA). Também é obrigatório ter seguro com cobertura de responsabilidade civil, como no caso do Seguro LOGO Moto e, ainda, um comprovativo do pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC). Não te esqueças de que a partir dos 4 anos após a data da primeira matrícula, as motos estão sujeitas a inspeção periódica obrigatória (IPO), com exceção de alguns modelos. Este registo também te vai ser útil.
Sabes que as alterações aos modelos de origem devem obedecer a normas? Atenção às motos personalizadas ou alteradas: podem ser multadas, se as alterações não estiverem em conformidade com as normas estabelecidas pelas autoridades de trânsito. Qualquer alteração às características técnicas da moto, como a potência do motor, o sistema de escape, os pneus, a iluminação ou o sistema de travagem, tem de ser reconhecida e aprovada pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), antes de ser instalada na moto, para garantir a segurança e evitar multas.
Antes de ires a correr comprar uma moto usada, pondera bem estas 5 questões. E trata logo, logo e online do teu Seguro LOGO Moto, para poderes aproveitar ao máximo a tua moto nova!
Não te precipites, nem te deixes levar pelo impulso na hora de comprar uma moto usada