Faz a simulação e poupa na transferência do Seguro Auto para a LOGO
Auto
Conduzir um carro emprestado – Tudo o que deves saber
Alguém próximo de ti precisa de um carro emprestado? Aceitar esse pedido é um grande gesto de confiança! Nunca te esqueças de que a responsabilidade, por algo que aconteça, é tua.
Em caso de acidente com culpa, não interessa se o carro é emprestado e não estavas ao volante. Lembra-te sempre do seguinte:
Um seguro contra terceiros ou de responsabilidade civil cobre apenas o que o próprio nome indica: a responsabilidade civil obrigatória por danos provocados a outros. Ou seja, os danos materiais do teu carro não são cobertos pela tua seguradora. Por exemplo, se o condutor do carro emprestado provocar um acidente por estar sob o efeito de drogas ou álcool, a seguradora não paga os prejuízos;
Serás tu a assumir o aumento do custo anual do seguro, pois és o tomador do seguro, ou seja, a pessoa em nome de quem está feito o seguro;
A ti, cabe apenas exigir uma compensação ao condutor do carro emprestado. O máximo que podes fazer é reclamar junto dessa pessoa, para que assuma a responsabilidade civil.
Carro emprestado com regularidade?
Deves verificar sempre se o teu contrato de seguro te identifica a ti como condutor habitual do carro. No caso de emprestares regularmente o carro à mesma pessoa, é importante registares essa pessoa como condutor habitual, cabendo a ti o título de tomador de seguro. Dessa forma, evitas um aumento do valor anual do seguro, por acidente com um condutor não identificado.
Se se tratar de um condutor jovem ou inexperiente, podes ter de pagar um valor adicional. E, atenção, pois em alguns casos esse valor pode chegar a atingir os 50%!
Seguros e carros emprestados
Sabias que emprestar o carro pode implicar uma penalização no teu seguro? A maioria dos contratos prevê um aumento da franquia a pagar (ou mesmo uma redução da indemnização), em caso de acidente, se:
o condutor não identificado no contrato tiver menos de 2 anos de carta de condução;
o condutor não identificado no contrato tiver menos de 21 anos (por vezes, menos de 25);
o condutor não identificado no contrato não tiver historial de seguro.
Mesmo com cuidados extra, nada como contares com o Seguro Automóvel da LOGO. Simula já em 3 minutos e arranca para as tuas viagens, com o "pendura" que te protege e ajuda a descomplicar as surpresas menos agradáveis.
Faz a simulação e poupa na transferência do Seguro Auto para a LOGO
Faz a simulação e poupa na transferência do Seguro Moto para a LOGO
Auto
7 dicas se queres comprar uma moto para pequenas viagens
Estás a pensar em comprar uma moto, para trajetos mais curtos na cidade ou pequenas viagens? Que te permita passar um fim de semana ou uns dias a viajar sobre duas rodas? Então lê este artigo. Damos-te uma ajuda, com 7 dicas importantes:
Decide o tipo de moto mais indicado para ti. Se não te vais limitar à cidade, procura uma moto com mais capacidade e potência. No entanto, se ainda não és muito experiente, vai com calma. Quanto mais potentes são as motos, mais pesadas são, e podes ter dificuldade em conduzi-las.
Escolhe uma moto confortável. Ou seja, com o tamanho e peso certos. Deves conseguir pôr os pés no chão (em paragem), guiar com os braços ligeiramente dobrados e com uma boa postura. Vê se consegues subir e descer com facilidade e se o banco é confortável. Não escolhas uma moto demasiado pesada, porque te vai obrigar a um esforço físico maior para a controlares.
Sozinho ou acompanhado? Se queres viajar acompanhado, pensa no conforto e na segurança do teu par. O assento deve dar para dois e o “pendura” deve ter pegas onde se apoiar. Por outro lado, escolhe uma moto com potência suficiente para duas pessoas. Não vais querer correr o risco de a tua moto não aguentar uma subida mais íngreme ou maior aceleração.
Tem em conta a capacidade do depósito. Na cidade, não faltam sítios onde encher o depósito. Mas, ao viajar em estradas secundárias ou isoladas, podes não encontrar, facilmente, uma bomba de combustível. Portanto, verifica se o tamanho do depósito te permite percorrer distâncias mais longas, no caso de essa ser uma opção importante para ti.
A segurança em primeiro lugar. Numa moto, não existe um habitáculo que te protege em caso de colisão ou acidente. Assim, garante que a tua moto tem sistema de travagem ABS ou CBS, controlo de tração (especialmente, nas motos maiores), boa iluminação e espelhos retrovisores. E, claro, nunca andes sem capacete. Em viagens mais longas usa equipamento adequado.
Antes de a comprar, faz um test drive. É um tira-teimas importante. Podes achar a moto linda, mas, se não te sentires confortável e seguro, mais vale continuares a procurar.
Inspeciona a moto. Fizeste um test drive e é essa a moto que queres? Antes de a comprares, verifica o seu estado, principalmente, se for em segunda mão. Verifica os pneus e os travões e a parte mecânica (corrente, travões, etc.). Vê as luzes, a buzina e a bateria. E não te esqueças de confirmar se o descanso está em bom estado.
Seguiste estas dicas e já compraste a moto? Parabéns! Agora, protege o teu investimento. O seguro LOGO Moto existe para isso. Dá-te a assistência em viagem de que precisas: basta telefonar ou usar a app. Além disso, com a cobertura LOGO Safe, estás protegido em caso de furto ou roubo. Agora, sim, faz-te à estrada com a tua moto!
Faz a simulação e poupa na transferência do Seguro Moto para a LOGO
Faz a simulação e poupa na transferência do Seguro Auto para a LOGO
Auto
Truques para cuidares da bateria do teu carro elétrico
De que os carros elétricos vieram para ficar, já nenhum de nós duvida. De que são seguros, também não. E também é um facto que a bateria do carro elétrico é a sua componente principal.
Se estás a ponderar comprar um carro elétrico, pensa bem na marca e no modelo que mais se adequam ao teu dia a dia. A autonomia da bateria é, naturalmente, um aspeto-chave nesta decisão. E, sendo esta a peça mais importante e mais cara, é indispensável cuidares dela de modo atento e regular.
Com estes truques em mente, será bem mais fácil e simples preservar a saúde da bateria do teu carro elétrico e otimizar o seu desempenho. Não te esqueças:
Mantém a bateria do carro entre os 10% e os 80% de capacidade. Habitua-te a não deixar descarregar a bateria abaixo dos 10%. Assim, estarás a preservá-la. Por outro lado, desliga-a da tomada quando chegar aos 80%, impedindo que carregue até à sua capacidade máxima.
Caso saibas que o carro vai estar parado por um tempo, deixa-o com a bateria entre os 50% e os 60% da carga. Isso é o ideal para prolongar o seu tempo de vida, pois dá uma margem para uma ligeira redução da energia e garante que estará operacional com um curto carregamento.
Evita os carregamentos rápidos e dá preferência às estações de carregamento normal. Este é um conselho dos fabricantes dos carros elétricos e “quem te avisa, teu amigo é”. Caso não tenhas outra hipótese senão recorrer a um destes postos, não o faças mais do que 2 vezes por dia. No caso dos carregamentos domésticos, sobretudo, não só fica mais barato carregares a bateria mais lentamente, como contribuis para a sua longevidade.
Protege o carro de temperaturas extremas, evitando muito sol ou muito frio. Com mais frio, as baterias gastam mais carga. Se tiveres este cuidado, o sistema de gestão térmica não será ativado. E lembra-te: não carregues o carro se este estiver demasiado quente ou demasiado frio. Neste segundo caso, opta por dar uma volta com ele e só depois carregar a bateria. Dessa forma, garantes que aquece um pouco.
Não tenhas o “pé pesado”. À semelhança dos carros a combustão, quanto mais acelerares, mais bateria vais gastar. Conduz suavemente. Visto que, nos carros elétricos, existe um sistema de “travagem regenerativa”, ao abrandares estarás a regenerar energia e, assim, simultaneamente a carregar a bateria.
Se seguires estes conselhos podes evitar uma grande dor de cabeça. Mas se a dor de cabeça chegar e o azar espreitar, sentirás um conforto incrível em recorrer ao seguro Auto da LOGO. Sem dares conta, no momento de uma avaria ou preocupação, a solução já está na tua mão. Boa viagem!
Faz a simulação e poupa na transferência do Seguro Auto para a LOGO
Faz a simulação e poupa na transferência do Seguro Auto para a LOGO
Auto
5 dicas para poupar combustível ao abastecer
Com os preços a disparar, nada como saber poupar! É isso mesmo: há truques bem simples que te ajudam a poupar combustível, no momento em que vais abastecer o carro.
Alguns são óbvios? Talvez, mas incluímos aqui outros de que provavelmente nunca ouviste falar.
O segredo está em usá-los no seu conjunto, adotando-os de tal forma que se tornam um hábito. Hábito saudável para o bolso, mas também para o ambiente. E portanto, sustentável! Vamos a isso?
Abastece de manhã, bem cedinho. Pois é, com o frio, o combustível é sensível à temperatura. Se abasteceres nessa altura do dia, a sua densidade será inferior. O que significa que, ao abasteceres um litro, terás a certeza de que é isso mesmo que introduzes no depósito. Ou seja, estás a poupar combustível na certa.
Ao abastecer, não apertes a pistola ao máximo. Dessa forma, diminuis a pressão. Se encheres mais lentamente o depósito, evitas que uma parte do combustível se transforme em vapor e regresse depois pela mangueira ao depósito do posto de abastecimento.
Atesta o depósito, antes de este ter menos de metade do combustível. Quanto mais cheio estiver o depósito do carro, menos quantidade de ar existirá lá dentro. Como o combustível se evapora com mais facilidade do que imaginas, o ideal é garantires que, entre cada abastecimento, não decorre muito tempo. Vai controlando o ponteiro do combustível e define uma regularidade que seja viável para o teu dia a dia.
Evita um posto que acaba de ser reabastecido pelo camião-cisterna. Eis outra dica para poupar combustível. Sabes porquê? Com o reabastecimento, os sedimentos que estavam assentes no fundo do depósito da estação, vêm ao de cima. E o mais provável é que entrem no depósito do teu carro, sujando-o, caso escolhas esse posto. Se puderes, evita essa opção.
Procura os preços mais baratos e, claro, confirma se o supermercado que utilizas com frequência tem um cartão, através do qual podes acumular pontos. Estes dão, muitas vezes, descontos ou vales numa marca específica. Juntando estes dois aspetos, podes conseguir reduzir, significativamente, o preço por litro.
Aquela dica que não vais mesmo querer perder? Garante que contas com a proteção do seguro Auto da LOGO, para te ajudar no caso de teres algumas surpresas na estrada. Trata de tudo online e na palma da tua mão. Simples e sem demora, logo, logo!
Faz a simulação e poupa na transferência do Seguro Auto para a LOGO
Faz a simulação e poupa na transferência do Seguro Auto para a LOGO
Auto
O meu carro elétrico é seguro?
É natural que queiras ter a certeza de que podes conduzir em segurança um carro elétrico. Afinal, é um tipo de veículo ainda muito recente.
Fica descansado – tecnologia de segurança é algo que não falta a estes automóveis!
Se tens um carro elétrico ou pensaste em comprar um, de certeza que já te preocupaste com algum destes aspetos. Sabe então que, depois destas linhas, não te vão restar dúvidas:
Incêndio – A possibilidade de um incêndio costuma causar preocupação, pelo risco de combustão. É verdade que a bateria de um carro elétrico é altamente inflamável e, portanto, há quem se pergunte se é possível conduzir em segurança este tipo de automóvel. Mas estas baterias já existem em milhões de aparelhos a que estamos muito habituados, como telemóveis e computadores portáteis – e, nestes casos, os incêndios são muito raros. Possivelmente, até vais ficar espantado por saber que o risco de explosão ou incêndio é menor no carro elétrico do que no carro a gasolina.
Choque ou colisão – O carro elétrico está preparado para estas situações e conta com dispositivos de segurança que isolam a bateria imediatamente. Os sensores cortam a eletricidade, eliminando o perigo.
Carregar a bateria à chuva – Sempre aprendemos que não se deve misturar água e eletricidade. Mas também aqui a tecnologia é brilhante: a ficha e a tomada que carregam a bateria são cuidadosamente desenhadas, garantindo que não há gota de água ou pedacinho de sujidade que entrem. Os postos de carregamento também foram criados atendendo a estas preocupações. Assim, mesmo em piores condições meteorológicas, sabes que podes conduzir o teu carro elétrico em segurança.
É claro que estes automóveis também precisam da manutenção adequada. Por isso, deves ter a certeza de que estás a par das instruções do manual do teu carro elétrico. Podes também falar com alguém especialista neste assunto, como um mecânico de confiança que seja experiente nestes veículos.
Não te esqueças de que, em qualquer caso, o Seguro Auto da LOGO está só a uns cliques de distância, com a maior das simplicidades – podes tratar de tudo online e em minutos.
Faz a simulação e poupa na transferência do Seguro Auto para a LOGO