Faz a simulação e poupa na transferência do Seguro Auto para a LOGO
Auto
Para-brisas: posso guiar com o vidro do carro partido?
Guiar com o para-brisas partido: sim ou não? A verdade é que pode ter consequências graves. E não estamos a falar "apenas" de uma coima.
Conduzir com o vidro da frente partido reduz a visibilidade. Portanto, aumenta o risco de acidente! Mas, quais são as consequências legais? Fica a saber tudo aqui.
Principais causas de para-brisas partido
Os vidros do carro são um fator de segurança para o condutor e os passageiros. Por esta razão, os para-brisas são constituídos por várias camadas unidas por uma cola forte. Quando sofrem um impacto, têm tendência a laminar, mas nunca a estilhaçar. Mesmo assim, uma fissura deve ser reparada o mais depressa possível.
Aqui estão os 5 tipos mais comuns de impacto e como evitá-los:
Um choque entre veículos pode quebrar o(s) vidro(s) do teu carro. O perigo para os passageiros será maior conforme a direção, a velocidade e o tipo de impacto. Procura guiar com cuidado e estar atento a tudo o que se passa na estrada;
As rodas de outros veículos podem atirar pequenas pedras, se estiveres a conduzir em zonas com obras nas estradas. Essas pedrinhas podem atingir o para-brisas do teu carro, provocando fissuras no vidro. Nessa situação, reduz a velocidade a que conduzes;
O frio extremo ou fortes mudanças de temperatura também podem ser a causa de vidros partidos. Lembra-te: nunca deites água quente no para-brisas para o descongelar: o vidro tenderá a expandir e, depois, contrair até rachar;
O granizo ou ventos muito fortes podem também partir um vidro. Fortes rajadas de vento podem exercer uma pressão tão forte sobre o para-brisas, que este chega ao ponto de partir. Em condições atmosféricas assim, procura abrigar o teu carro;
As tentativas de assalto são também responsáveis por alguns vidros do carro partidos. Para o evitar, não deixes objetos de valor à vista.
4 grandes perigos de conduzir com um vidro do carro partido
Uma fenda no para-brisas do teu carro, por mais pequena que seja, significa um risco para a tua condução. Estes são os perigos que corres:
Diminuição da proteção. Em caso de choque frontal, o para-brisas funciona como um escudo protetor. No entanto, uma fissura ou uma pequena fratura torna essa proteção muito mais frágil;
Diminuição da visibilidade. Um para-brisas partido prejudica a visibilidade durante a condução. Pode mesmo criar um ângulo morto – ou uma zona através da qual não consegues ver –, que torna mais lento o teu tempo de reação;
Risco de não funcionamento dos airbags. Estes foram concebidos para fazer ricochete no para-brisas, sem causar danos no carro. No entanto, se houver uma fissura no vidro, esta pode impedir o airbag de funcionar corretamente, não cumprindo o seu objetivo;
Risco de não funcionamento das câmaras para avisar de colisões ou ler sinais de trânsito. Os veículos equipados com este tipo de câmaras podem distorcer a sua interpretação e pôr o condutor em perigo.
Posso conduzir com um para-brisas partido?
De acordo com o Regulamento do Código da Estrada, “os para-brisas dos automóveis ligeiros e pesados são constituídos por vidros inquebráveis ou inestilhaçáveis”. À partida, esta é uma boa notícia. Mas, se um agente te mandar parar, é ele que determina se o vidro está em estado de impedir a visibilidade. Como tal, podes ter de pagar uma coima.
E não tentes resolver o assunto com invenções caseiras. Não é permitido utilizar papel de alumínio ou fita adesiva para prender o vidro ao caixilho. A solução é mesmo dirigires-te à oficina, o mais rapidamente possível, para que seja reparado ou substituído.
Coimas por conduzir com o vidro do carro partido
Não arrisques! Conduzir com um para-brisas partido ou rachado pode sair caro. Para além do risco que corres, podes ser sujeito ao pagamento de uma coima (artigo 22.º do Regulamento do Código da Estrada). Neste caso, ficas a saber que podes pagar até 249,40€.
Um carro com um para-brisas partido ou rachado pode ser apreendido pelas autoridades policiais, caso considerem que essas deficiências prejudiquem ou impeçam a visibilidade do condutor. A apreensão do carro determina que deixa de poder circular, até que o vidro esteja reparado.
Agora, percebes por que é tão importante ter um bom seguro automóvel que cubra o vidro do carro partido! Com o Seguro Auto LOGO, já sabes que um vidro partido é assunto resolvido!
A nossa dica? Espreita as opções Safe ou Max, que incluem cobertura de quebra isolada de vidros. Se escolheres a opção Topping do seguro, também podes acrescentar a cobertura de quebra isolada de vidros. Esta cobertura garante a reparação de um vidro que estala por mudança brusca da temperatura, o estilhaço de um vidro atingido por uma pedra que saltou, entre outros exemplos. Além disso, temos uma rede de locais de vistoria que cobre o território nacional (continente e ilhas), onde podes levar o teu carro para ser reparado.
Faz a simulação e poupa na transferência do Seguro Auto para a LOGO
Para evitares um furto ou roubo da tua moto segue as nossas 5 dicas.
Moto
5 formas de evitar o furto ou roubo da tua moto
Há quem poupe, durante muito tempo, para conseguir comprar a moto com que sempre sonhou. Se este é o teu caso, então, a tua moto deve ser a “menina dos teus olhos”. Evita desgostos e faz tudo o que está ao teu alcance para evitar um furto ou roubo.
As motos são leves e portáteis – portanto, fáceis de roubar.
Ficaste receoso, só de pensar nisso? Não vale a pena. Para evitares um desgosto e grandes prejuízos, segue as nossas 5 dicas.
5 formas de evitar o roubo da moto:
Mantém a moto debaixo de olho. As motos sem vigilância são as mais apetecíveis. Em qualquer paragem, mesmo que para um café muito rápido, deixa a moto estacionada num local que consigas ver. Claro que, se vais estar fora por um período mais longo, o melhor é optares por deixá-la na garagem, ou num parque de estacionamento vigiado.
Não estaciones em zonas pouco iluminadas. Não tentes esconder a tua moto dos ladrões: isso só lhes facilita o trabalho. Se tens mesmo de deixar a moto na rua por falta de garagem, escolhe zonas bem iluminadas. E, de preferência, escolhe locais de difícil acesso a automóveis: a maior parte das motos roubadas é levada em carrinhas.
Para evitares o roubo da moto, deixa-a bem perto de outras. A ocasião faz o ladrão, costuma dizer-se. Se a tua moto estiver no meio de outras, o mais provável é o ladrão procurar outro alvo. E, se todas estiverem bastante juntas, o ladrão terá o seu objetivo dificultado por falta de espaço, uma vez que não vai querer chamar a atenção, deitando as outras ao chão.
Combina diferentes tipos de sistemas antirroubo. Isso mesmo: dificulta a tarefa ao ladrão. Procura sempre um ponto de fixação bem sólido e usa um cadeado robusto. Existem sistemas de bloqueio de disco, que são fáceis de transportar e imobilizam uma roda da moto, dificultando o roubo. São ideais, também, os sistemas de bloqueio do acelerador e do travão da frente e alguns têm alarme incorporado. A opção de incluir um sistema de localização por GPS faz mais sentido no caso de motos mais valiosas, uma vez que é caro. E, mesmo que guardes a tua moto na garagem do prédio, não deixes de a equipar com um sistema antirroubo.
Fica alerta quanto a potenciais compradores que aparecem sozinhos. Se puseste a tua moto à venda, tem cuidado. Se fores contactado por um indivíduo que venha sozinho (geralmente bem-falante e com boa aparência) mostrando ser conhecedor, não facilites. Este tipo de ladrão marca, frequentemente, encontro numa bomba de gasolina, ou num parque de estacionamento público. Costuma optar por locais vedados, apenas com uma entrada/saída. Não aceites que ele teste a tua moto, sem que deixe pelo menos um documento de identificação contigo. Caso recuse, tens mesmo de levar a tua desconfiança a sério, ou pode ser a última vez que vês a tua moto.
Lembra-te de que só podes tentar evitar o roubo da moto – nunca terás garantias absolutas. Assim, trata já online, e apenas em alguns cliques, do teu Seguro LOGO Moto. Nada como ter a “menina dos teus olhos” bem segura, além de outras questões indispensáveis que vais, certamente, querer assegurar. E desfruta!
Para evitares um furto ou roubo da tua moto segue as nossas 5 dicas.
Poupa nos teus exames de rotina com o Seguro LOGO Saúde
Saúde
Exames médicos na idade certa.
Há quanto tempo não fazes um check-up à tua saúde? Descobre quais os exames de rotina indicados para a tua idade:
Em todas as idades
Ter a vacinação em dia - está atento ao teu boletim de vacinas;
Ir ao dentista e oftalmologista - deves vigiar os dentes e olhos com regularidade;
Adolescência
Ir ao ginecologista ou Urologista - para fazeres o rastreio de infeções sexualmente transmissíveis;
A partir dos 20 anos
Ir ao ginecologista ou Urologista - manter as consultas com regularidade;
Aos 30 anos
Controlo da tensão arterial, análises ao sangue e urina - devem tornar-se anuais;
Mamografia e ecografia mamária - Se existir antecedentes familiares, estes exames devem ser feitos por volta dos 35 anos e, depois, repetidas conforme conselho médico;
Aos 40 anos
Eletrocardiograma - deve ser feito de 2 em 2 anos, particularmente se for fumador, hipertenso, se tiver uma doença cardíaca ou diabetes;
Rastreio auditivo - deve ser realizado de 3 em 3 anos;
Exame dermatológico - permite detetar alterações cutâneas e cancro da pele. Deve ser realizado de 5 em 5 anos, exceto se houver indicação contrária do dermatologista;
Exame à próstata - para detetar precocemente o cancro da próstata;
Mamografia e ecografia mamária - não existindo antecedentes familiares, devem ser realizadas a partir dos 45 anos e repetidos duas vezes por ano;
Aos 50 anos
Colonoscopia - permite detetar precocemente o cancro do cólon. Deve ser repetido de 5 em 5 anos;
Ir ao ginecologista - para controlar problemas relacionados com a menopausa;
A partir dos 60 anos
Densitometria óssea - é importante para diagnosticar casos de osteoporose;
Vacina da gripe - para se proteger da gripe sazonal uma vez que já faz parte grupo de risco.
O módulo Consulta do Seguro LOGO Saúde é uma solução muito económica e prática de pôr os teus exames médicos em dia.
Poupa nos teus exames de rotina com o Seguro LOGO Saúde
Protege a tua família com o Seguro de Saúde LOGO!
Saúde
6 dicas para confinamento em família
Para que estas próximas semanas de confinamento em família passem com a maior calma possível, há que encontrar as melhores estratégias.
O tempo passado em confinamento é exigente, tanto para adultos como para crianças e adolescentes. Estes são os nossos conselhos para que este tempo passe mais facilmente.
1. Aceitar
Que se vivem tempos invulgares;
Que se vai ser menos produtivo que numa situação comum;
Que as sensações de ansiedade, tristeza e revolta são normais;
Que o confinamento é uma medida importante para travar a pandemia e ter em conta que este não dura para sempre.
2. Manter hábitos saudáveis
Manter uma alimentação equilibrada;
Incentivar o exercício físico e atividades de relaxamento;
Assegurar horas de sono adequadas às idades.
3. Interagir e brincar
Para as crianças, é importante equilibrar o trabalho dos pais com brincadeira:
Planear atividades em conjunto, para evitar o isolamento e proporcionar o equilíbrio entre o seu trabalho e a brincadeira com os seus filhos;
Centrar a atenção na relação e atividades que lhes dão prazer;
Brincar com elas durante 30 minutos antes de se dedicar ao trabalho.
4. Manter hábitos de estudo
Mesmo que não sejam assuntos lecionados na escola. É possível dedicar tempo a aprender:
Sobre diferentes temáticas do interesse deles;
Um novo idioma;
Um instrumento musical;
A expressar-se artisticamente.
5. Limitar o acesso a TV e Internet
Para evitar a sobre-exposição às notícias sobre a pandemia e evitar ansiedade;
Para manter a relação com familiares;
Para diminuir a exposição a notícias falsas.
Contudo, o contacto com amigos na adolescência é igualmente fulcral. Ao negociar tempo em rede com os seus filhos poderá encontrar equilíbrio entre estes dois espectros.
As crianças podem fazer um desenho ou escrever uma mensagem para enviar a uma entidade ou ao seu grupo de colegas;
Adolescentes poderão fazer compras ao vizinho idoso, em segurança.
Apesar de vivermos tempos conturbados, existem soluções para mantermos a sanidade mental e o bem-estar familiar. Cuida de ti e da tua família e mantém-te protegido com o Seguro de Saúde LOGO.
Protege a tua família com o Seguro de Saúde LOGO!
Tem uma vida mais saudável com estes alimentos mágicos.
Saúde
Os melhores alimentos para comer no dia a dia
Queremos que a alimentação saudável faça parte da tua rotina, por isso apresentamos alguns alimentos saudáveis que deves consumir diariamente.
Pequeno-Almoço
Café (um por dia), chá ou bebida vegetal;
Abacate;
Aveia.
Snacks Matinais
Bolachas com cereais e sem açúcar;
Fruta;
Frutos Secos.
Refeições
Salmão (consumido de forma moderada);
Espinafres;
Feijão.
Sobremesas
Iogurtes (com menos de 7g de açúcar).
Já levas um estilo de vida saudável? Sabe que a LOGO tem descontos no Seguro Vida Crédito Habitação a pensar em ti! Faz a simulação aqui.
Tem uma vida mais saudável com estes alimentos mágicos.